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Procura-se: faltam cerca de 3 milhões de caminhoneiros no mundo!

De acordo com pesquisa internacional, a cada ano, há mais vagas para menos motoristas. Venha entender esses números.

Olá, companheiro(a) de trecho! Por um acaso, está achando as estradas vazias recentemente? Tem a impressão de que a quantidade de caminhões rodando por aí não é suficiente para dar conta das demandas de entregas, fretes e prazos? Você não está errado! É que estão faltando, em todo o mundo, cerca de 3 milhões de caminhoneiros. Muita coisa, não é mesmo? 

No texto de hoje, vamos explicar um pouco melhor sobre esses dados e seus impactos para quem roda por aí. Então pegue carona com a gente e venha saber mais sobre esse assunto.

3 milhões?

O número, em um primeiro momento, é bastante impactante, mas reflete uma realidade que quem trabalha rodando nas estradas conhece bem: a de que há mais demanda para pouca gente.

Mas de onde veio esse dado de que faltam tantos caminhoneiros para lidar com as necessidades do mercado? No final do ano passado, a União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) publicou um relatório com os dados de uma pesquisa realizada com 4,7 mil empresas de 36 países. O resultado, como você pode imaginar, é que há cerca de 3 milhões de vagas para motoristas em aberto em todo o mundo.

Relatório da IRU prevê que a escassez global de motoristas de caminhão irá dobrar até 2028 

Além dos dados

Mas não foi só o déficit no número de profissionais que a pesquisa revelou. Outro dado muito importante que pode ser observado é que, ao longo dos últimos anos, a falta de caminhoneiros tem aumentado. 

Ou seja, a cada ano, maior é a demanda de vagas e menor é a disponibilidade de profissionais. De acordo com os números apresentados no relatório da IRU, a previsão é que até o ano de 2028, a falta seja de aproximadamente 7 milhões de motoristas de caminhão.

Por que isso acontece?

De acordo com a pesquisa, não há apenas um único fator que explique esse cenário. Aqui, vamos tentar explicar cada um desses motivos a partir de uma visão mais geral. Vamos lá?

Salário

Apesar da responsabilidade exigida pela profissão, a remuneração ainda é baixa. Principalmente se considerarmos os perigos que a estrada pode oferecer, como os riscos de acidente.

Além disso, o investimento para trabalhar no setor é alto, e a diferença de valores entre ganhos e despesas é bem pequena. Sendo assim, muitas vezes, acaba não valendo a pena, principalmente para motoristas autônomos ou pequenos empresários do transporte.

Fatores demográficos

Apesar da palavra ser um pouco difícil, isso quer dizer que o perfil da população ainda é um fator que tem muito impacto em quem dirige brutos pela estrada. Vamos pegar um exemplo para entender melhor.

De acordo com a pesquisa da IRU, atualmente, só 12% dos condutores têm menos de 25 anos. Ou seja, mais de 80% dos motoristas são mais velhos. Isso quer dizer que a profissão não é exercida por muitos jovens. 

Outro ponto é que, em alguns lugares do mundo, essa parte da população não pode ocupar essas vagas excedentes por restrições legais, já que, diferente do Brasil, a idade mínima para conduzir um caminhão pode variar de 21 a 26 anos.

De maneira similar a essa questão, estão as caminhoneiras que, apesar de estarem crescendo, ainda ocupam uma parcela bem menor no setor. Nos dois países que lideram essas estatísticas, na China, apenas 6% do total de motoristas profissionais são mulheres e, nos EUA, o número chega a 8%.


Mulheres caminhoneiras ainda ocupam uma parcela muito pequena no setor

O que pode ser feito?

Bilhões de produtos e mercadorias dependem do transporte rodoviário todos os dias para chegar ao seu destino e, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, as estradas são a principal forma de entrega e transporte. Então, o que fazer quando há tanta demanda para pouca mão de obra?

Não há resposta correta para essa pergunta. Afinal, como explicamos, é um problema complexo, que envolve vários fatores e que cada lugar enfrenta de um jeito, de acordo com sua situação. 

Porém, há propostas que podem ajudar a começar a resolver esse cenário. Como, por exemplo, subsídios para motoristas autônomos e pequenos empresários do setor de transportes. Sabemos que muitas vezes a renda de quem está neste grupo não é suficiente para investir na carreira. Por isso, facilitar o acesso à profissão e oferecer isenções para jovens motoristas podem ser algumas soluções para reduzir o número de vagas disponíveis.

E você, o que acha que pode ser feito para aumentar o número de motoristas nas estradas? Qual o futuro da profissão? Conte para a gente nos comentários suas dúvidas e opiniões sobre esse assunto tão complexo. Ah, e se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar este post com os seus amigos e companheiros de estrada! Até a próxima parada!

16 Comentários
  • Jenilton laroca

    Na verdade transportadoras tbem tem uma grande parcela sobre esse assunto.. baixo salário, e uma sobre carga horária… Fica difícil as empresas conseguir bons motoristas… E por falar em Iveco? Estou trocando meu wolks por um 65/170…

    23/01/2024 no 11:13 am Responder
    • gestoriveco

      Oi, Jenilton! Tudo bem? Nós sabemos que é essencial melhorar as condições de trabalho e garantir salários justos para todos na categoria. Em relação a IVECO, a valorização dos nossos parceiros, clientes e amigos é não apenas um objetivo, mas uma filosofia de trabalho. É uma questão de atitude. Buscamos sempre ouvir nossos clientes, ir à campo, seja para desenvolver os melhores produtos, seja para oferecer os serviços excelentes que eles precisam.

      Ficamos felizes em saber que você está adquirindo um Daily! Depois volta pra contar pra gente o que você está achando. Um abraço!

      24/01/2024 no 2:38 pm Responder
  • Wellington Gonçalves

    Os EUA está em falta de motorista carreteiro? E se está qual é a estatística?

    26/01/2024 no 6:07 pm Responder
    • gestoriveco

      Oi, Wellington! Tudo bem? Os dados sobre a escassez de motoristas carreteiros são provenientes da União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) e estão disponíveis no link em nosso blog. Recomendamos que você acesse para obter informações mais aprofundadas. Abraço!

      30/01/2024 no 6:31 pm Responder
  • Erlei José Correia

    Na minha opinião o maior problema é frete muito baixo ,eo motorista é muito exigido pra ganhar pouco ,outro ponto fala se em trocar ou comprar um caminhão pra ser autônomo mas as montadoras não tem como fazer o imposto que pagam come o lucro.

    26/01/2024 no 7:37 pm Responder
    • gestoriveco

      Ei, Erlei, como vai? Uma profissão que requer sacrifícios diários só poderia ser exercida por aqueles que amam o que fazem e, por isso, são os melhores e merecem sim, cada vez mais valor. Em relação a IVECO, a valorização dos nossos parceiros, clientes e amigos é não apenas um objetivo, mas uma filosofia de trabalho. É uma questão de atitude. Buscamos sempre ouvir nossos clientes, ir à campo, seja para desenvolver os melhores produtos, seja para oferecer os serviços excelentes que eles precisam. Um abraço!

      26/01/2024 no 8:43 pm Responder
  • Luiz

    Nem tanto tanto jovem querendo oportunidade e não dão não adianta reclama

    26/01/2024 no 10:46 pm Responder
    • gestoriveco

      Oi, Luiz! Tudo bem? Sabemos que a profissão pode ser desafiadora, mas esperamos que mais empresas reconheçam a relevância de proporcionar oportunidades e apoiar novatos na profissão. Buscar vagas alinhadas ao seu perfil, demonstrando vontade de aprender e evoluir, é crucial.
      Abraço!

      30/01/2024 no 6:34 pm Responder
  • Ivanildo ribeiro

    Como exigir experiência sem oportunidade ???
    mais um motivo para acharem que ha falta de motoristas !!!
    sou um deles…

    27/01/2024 no 10:41 am Responder
    • gestoriveco

      Oi, Ivanildo! Sabemos que a trajetória pode ser desafiadora, mas esperamos que mais empresas reconheçam a relevância de proporcionar oportunidades e apoiar aqueles que estão começando na profissão. Buscar vagas alinhadas ao seu perfil, demonstrando vontade de aprender e evoluir, é crucial.

      30/01/2024 no 6:50 pm Responder
  • Ricardo de Oliveira Duarte

    Sou motorista profissional categoria D aposentado, experiência em caminhão e ônibus de sobra e cadê oportunidades para pessoas da minha idade?

    27/01/2024 no 6:25 pm Responder
    • gestoriveco

      Sabemos que a profissão pode ser desafiadora, mas esperamos que mais empresas reconheçam a relevância de proporcionar oportunidades e apoiar a profissão.

      Quanto à IVECO, valorizamos profundamente os motoristas, que são a força vital da indústria de transporte.

      Abraço!

      30/01/2024 no 6:46 pm Responder
  • Suel Junior

    Não dão chance para quem está iniciando na profissão. Exigem experiência de no mínimo 5 anos em transporte de carga. Se necessitam tanto, dêem treinamento e oportunidade, sem falar que o salário ofereço é baixo pela responsabilidade.

    29/01/2024 no 12:28 pm Responder
    • gestoriveco

      Sabemos que a profissão pode ser desafiadora, mas esperamos que mais empresas reconheçam a relevância de proporcionar oportunidades e apoiar a profissão.

      Quanto à IVECO, valorizamos profundamente os motoristas, que são a força vital da indústria de transporte.

      Abraço!

      30/01/2024 no 6:45 pm Responder
  • Gesiel Faria De Jesus

    Estou a procura de uma oportunidade, mas infelizmente não consegui devido a minha falta de experiência.

    29/01/2024 no 3:47 pm Responder
    • gestoriveco

      Entendemos os obstáculos na profissão, Andrei. Esperamos que mais empresas reconheçam a importância de proporcionar oportunidades e apoiar aqueles que estão começando. É vital buscar oportunidades que se adequem ao seu perfil, evidenciando o desejo de aprendizado e progresso.
      Te desejamos boa sorte!
      Abraço!

      30/01/2024 no 6:51 pm Responder

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